domingo, 9 de setembro de 2012

PAGO OU PAGADO?

O verbo pagar é um verbo abundante, apresenta mais de uma forma para a flexão do particípio. Quando o verbo tem duas formas regular e irregular para o particípio, a regra é a seguinte: Com o verbo auxiliar ter ou haver, devemos usar (na voz ativa) a forma regular (terminação –ado, ou –ido). Com o verbo auxiliar ser ou estar, devemos usar na voz passiva a forma irregular (reduzida). Portanto:
1. Pago (forma irregular) – deveríamos usar somente com os verbos ser e estar. Porém, atualmente, no Brasil, já é aceitável o uso com qualquer verbo auxiliar ser, estar, ter, haver:
   O ingresso já está pago.
   Temos pago muitas contas.
   O castigo foi pago por nós.
   Os inquilinos haviam pago o aluguel.
   O proprietário afirmou que nada estava pago.
   O garçom informou-me que o jantar estava pago.
2. Pagado (forma regular) – embora correto o uso com os verbos ter e haver, esta forma está caindo em desuso, assim como: ganhado e gastado. Estes verbos estão perdendo a forma regular, em virtude da preferência pela forma reduzida: pago em vez de pagado; ganho em vez de ganhado, gasto em vez de gastado:
   Ele não havia ou tinha pagado a conta.
   Ela tinha ou havia pagado a conta.
   Os alunos já tinham ou haviam pagado o castigo.
Observações:
1ª. Há gramáticos que defendem o uso da forma clássica: pagado.
2ª. Outros preferem o uso da forma que o brasileiro consagrou: pago.
3ª. Há ainda os moderados que aceitam as duas formas: pagado e pago.
4ª. Segundo o professor Celso Cunha "não podemos jogar no lixo as formas clássicas nem ignorar as novidades linguísticas". ®Sérgio.
____________________
Para maiores informações sobre o assunto ver: CUNHA, Celso. Gramática do Português Contemporâneo. [6ª. ed. rev.], Editora Bernardo Álvares, Belo Horizonte, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário