quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

QUAL A LÓGICA DO ARTISTA?

Uma noite dessas conversava com um amigo e não tenho mais lembrança de como a caiu em uma pergunta: qual a lógica do artista?
Ora, pois, há muitos conceitos que responderiam a essa pergunta (você mesmo deve conhecer alguns), porém, um deles, escrito pelo poeta Ronald de Carvalho (1893 – 1935), me ficou na memória. Aqui vai tal qual:
"A arte é uma aspiração à liberdade. O que nós, poetas, músicos, pintores, escultores desejamos é criar o nosso ritmo pessoal, é transmitir a nossa harmonia interior. Cada um de nós é um instrumento por onde passa a corrente da vida. Não queremos regras nem admitimos preconceitos. Não nos atraem as teorias especiosas. A lógica do artista não cabe nas fronteiras de um teorema, a lógica do artista é um problema cujos dados mudam a cada instante, e cuja solução varia de momento a momento. Para empregar uma simples e admirável imagem de Nietzsche, dançamos acorrentados, dançamos sobre as coisas sem que a ela nos adaptemos, mas, ao contrário, tirando do espetáculo do mundo a substância da criação. A obra de arte não repete, mas advinha e transforma a natureza. O artista é um transfigurador. Recebe a energia da vida e, em troca, lhe dá forma.”
Antes que você me compare a Ezequias querendo queimar os livros de Salomão, vale dizer que o que leu é a reflexão de um poeta e, por isso, não posso, absolutamente, garantir que ele esteja certo, embora concorde com ele. ®Sérgio.
"Olha a vida primeiro, longamente, enternecidamente,
Como quem a quer adivinhar...
Olha a vida, rindo ou chorando, frente a frente,
Depois deixa o coração falar."
(Poeta Ronald de Carvalho, 1893 – 1935)

DOS PROPÓSITOS AOS REMORSOS...

"Tu não és o senhor de teu amanhã, não adies o momento de gozar o prazer possível. Consumimos nossa vida a esperar e morremos empenhados nessa espera do prazer." (Epicuro de Samos, filósofo grego)
Dos propósitos aos remorsos, dos erros aos desejos, nós mortais, arrastamos por toda parte, nosso manto de loucura e dor. Nas infelicidades passadas, nas mazelas presentes e nas esperanças futuras não vivemos nunca, esperamos a vida.
Amanhã, dizemos; amanhã estaremos melhores, realizar-se-ão todos os nossos desejos. O amanhã vem e nos deixa mais infelizes. E da noite que passa, esperamos, ainda, o que nos prometeram os nossos mais belos sonhos.
Amanhã são acasos da sorte!
É a vida no seu amargor,
Amanhã – o triunfo ou a morte;
Amanhã - o prazer ou a dor.
Hoje o dia nos cabe e nos toca,
De amanhã Deus somente é senhor!
                        (Gonçalves Dias, Amanhã)
O homem desperta e sai cada alvorada
Para o acaso das cousas... e, à saída,
Leva uma crença vaga, indefinida,
De achar o Ideal nalguma encruzilhada...
As horas morrem sobre as horas... Nada!
E ao Poente, o Homem, com a sombra recolhida
Volta, pensando: "Se o Ideal da Vida
Não veio hoje, virá noutra jornada..."
Ontem, hoje, amanhã, depois, e, assim,
Mais ele avança, mais distante é o fim,
Mais se afasta o horizonte pela esfera;
E a vida passa... efêmera e vazia:
Um adiamento eterno que se espera,
Numa eterna esperança que se adia.
(Raul de Leoni, Legenda dos Dias, in Luz Mediterrânea.) ®Sérgio.