segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AO MEU VER ou A MEU VER?

A meu ver é uma locução que indica opinião, conceito. Ela se inicia pela preposição [a] e, segundo a norma gramatical, não devemos usar a meu ver com o artigo definido [o], isto é, [ao meu ver]:
    Meu nome foi excluído, a meu ver, injustamente.
    A meu ver sua candidatura é passível de anulação.
    A meu ver o filme é péssimo.
Entretanto...
Há filólogos e dicionaristas que afirmam, com fundadas razões, que, em nosso idioma, temos a opção de usar, ou não, o artigo definido antes do pronome possessivo. De modo que, não faz sentido, então, proibir o uso da locução com o artigo definido. Daí considerarem, também, correto o uso de [ao meu ver].  
Para dar razão ao que foi dito, nas locuções similares a essa, é correto o emprego com os dois modos: Em/No meu modo de ver; A/Ao meu modo de entender:
    No meu modo de ver, não tenho culpa nisso.
    Em meu modo de ver, não tenho culpa nisso.
    A meu modo de entender, o gol era passível de anulação.
    Ao meu modo de entender, o gol era passível de anulação.
    A meu modo de ver o filme é péssimo.
    Ao meu modo de ver o filme é péssimo.
Mas Atenção: nos concursos, vestibulares e textos formais dê preferência à locução [a meu ver]. Fora isso, elege entre as duas formas, a que achar mais conveniente. ®Sérgio.

A ORIGEM DOS CONCEITOS DE SUJEITO E PREDICADO

A origem dos conceitos de sujeito e predicado remonta as escolas filosóficas clássicas da Antiguidade Grega. Portanto, há mais de dois mil e quinhentos anos.
Os filósofos gregos se baseavam no juízo de que o pensamento humano apresenta duas características básicas: conceber a existência dos seres na sua individualidade e enunciar juízos sobre o modo de existência desses seres. Essas duas capacidades do pensamento humano, gramaticalmente, se estampam nos dois termos básicos da oração: o sujeito e o predicado. O sujeito nos dá a percepção dos seres; o predicado o juízo que deles emitimos.
Fica explícito, portanto, que a concepção filosófica dos gregos sobre o pensamento humano deu origem à ideia gramatical de que as orações apresentam um "tema" - aquilo sobre o qual se diz alguma coisa - a que chamamos de "sujeito" e um "comentário" – o que dizemos sobre o tema – que chamamos de "predicado". ®Sérgio.
________________________________________
Referência: Sistema Positivo Semi Extensivo. V. I, 2007.