domingo, 9 de setembro de 2012

O MONTE OLIMPO

O cume do Monte Olimpo, na Tessália era a morada dos deuses Gregos. Doze eram os deuses - seis masculinos e seis femininos – entretanto, somente dez moravam no Olimpo. Netuno (Poseidon para os romanos) deus do mar habitava o mar. Hades deus dos submundos, seu palácio no inferno. O Olimpo era cercado de muros, abrindo para o exterior através de uma porta de nuvem, da qual tomava conta às deusas chamadas Estações (Diké, a justiça; Eunomia, a ordem; e Irene, a paz). Quando os deuses saíam as Estações escondiam os palácios com um véu de nuvens, mas, assim que eles voltavam, as três afugentavam as nuvens para que tudo voltasse ao brilho anterior.
E ao Olimpo, subiu, a régia e eterna
Sede dos Deuses, onde a tempestade
Ruge jamais, e a chuva não atinge
E nem a neve. Onde o dia brilha
Num céu limpo de nuvens e ameaças
Felicidades sempiternas gozam
Ali os seus divinos habitantes.
(Versos da Odisseia de Homero, in original inglês de William Cowper, trad. De David Jardim)
Pelos versos de Homero, podemos deduzir que na morada dos deuses jamais chovia nem soprava vento.  O clima era perfeito: nem frio nem quente demais.
O espaço habitado pelos deuses formava um conjunto de residências distintas que tinham a função de acolher seus proprietários para dormir. O grande salão de Zeus, de puro ouro, servia para assembleias e festins, onde os deuses se regalavam todos os dias com ambrósia e néctar (alimento e bebida), servidos pela deusa da juventude Hebe e discutiam os assuntos relativos ao Céu e à Terra. Quando o sol se punha os deuses se retiravam para as suas respectivas moradas para dormir.
Hefesto (Vulcano para os romanos) o artesão divino era o arquiteto de todas as obras do Olimpo. ®Sérgio.
____________________
Para maiores informações a respeito de o assunto ver: Bulfinch, Thomas, O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis, 26º edição, Rio de Janeiro, 2002, Ediouro. / Bulfinch, Thomas. O Livro bde Ouro da Mitologia. Trad. David Jardim – Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário