quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OS DOZE SONHOS

Tenho o costume de me reunir com alguns amigos, todo final de semana, em um café no centro da cidade. Conversamos e discutimos sobre os mais variados assuntos. Num desses encontros, chamou-me a atenção, o relato de um deles, sobre o sonho que tivera e que não lhe saía da cabeça.
Na verdade, o que ele queria era encontrar um significado, caso houvesse, para seu sonho. Não daqueles que encontramos nos almanaques de farmácia ou nas brochuras de astromantes de turbante, mal-intencionados. Meu amigo procurava um significado que tivesse como base um estudo mais apurado, ou melhor, que oferecesse algum respaldo científico. Difícil não é? Todavia, lhe prometemos nos empenharmos na procura.
Tentar desvendar o significado de um sonho, não é nenhuma novidade. Acredito que poucos são aqueles que não tiveram essa curiosidade. Aliás, desde épocas remotas, o homem vem se questionando a respeito do sonho. A própria Bíblia, está repleta, tanto no Velho como no Novo Testamento, de histórias onde um "ser" aparece na noite para indicar caminhos, quebrar grilhões, trazer soluções. "Mesmo os povos primitivos costumavam descer ao recôndito de suas cavernas e dormir sobre os túmulos dos antepassados ou sobre as peles de animais oferecidos em sacrifícios, na esperança de conseguir curas através dos sonhos1".
Portanto, o assunto também me interessou e, como era de se esperar, fui à pesquisa, e encontrei a Doutora Patrícia Garfield, Ph.D. pela Universidade Montreal, Canadá. Patrícia é uma autoridade mundial em sonhos, além de ser uma das fundadoras da Associação Internacional de Estudos do Sonho. Melhor ainda, ela reuniu em uma lista, os doze sonhos comuns na população e seus possíveis significados; e lá estava o do meu amigo, alguns dos meus e, quem sabe, não estarão os seus. Acompanhe:
01 – Sonhar em ser perseguido ou atacado por qualquer coisa é uma resposta natural ao stress da vida. Muitas vezes está associado a emoções como: ansiedade, medo, raiva e inveja.
02 – Sonhar com ferimento, doença ou morte é um possível de que algo com a pessoa ferida ou doente, às vezes o próprio sonhador, não está funcionando.
03 – Sonhar com carro ou outro meio de transporte com problemas - pesadelo comum mesmo entre quem não dirige -, pode ser conseqüência de quem sente que alguma coisa está fugindo do controle. Mas, se for uma viagem prazerosa, o significado está mais para liberdade ou aprovação dum caminho que se está seguindo.
04 – Sonhar com incêndio, inundação, acidentes que destruam ou causem danos a casa, é sinal de que algum aspecto importante na vida está em risco. Pode significar também a necessidade de se defender o território.
05 – Sonhar com fracasso em provas ou desempenho ruim pode significar que a pessoa está sendo testada por alguém ou por uma situação. Isso não quer dizer que a pessoa ira fracassar, todavia se o sonho for oposto, é capaz de ajudá-la a sair-se bem numa atividade.
06- Sonhar com queda ou afogamento é reflexo de insegurança, impotência ou falta de apoio. Algumas condições propiciam mais esses sonhos: ser idoso, porque está mais propenso a tombos. Estar bastante gripado, porque há a sensação de estar se afogando.  O lado positivo é voar, nadar ou dançar. São imagens que remetem à liberdade ou à exploração de sentimentos puros; principalmente o caso da natação.
07 – Sonhar estar nu ou não estar apropriadamente vestido está relacionado a quem se sente exposto ou vulnerável. A nudez parcial é a imagem mais corriqueira. Normalmente envolve vergonha ou embaraço.
08 – Sonhar com a perda de um barco ou outro transporte (causa de tristeza ou frustração), talvez indique que a pessoa sinta que está perdendo algo na vida.
09 – Sonhar com máquina ou telefone que não funciona pode estar relacionado à ansiedade em relação uma ligação sentimental, ou perda de contato com alguém.
10 – Sonhar com desastres naturais ou provocados pelo homem sugere que a pessoa está enfrentando problemas que fogem demasiadamente de seu controle. Por outro lado, sonhar com belezas naturais, milagres, sugere que a pessoa passa por um momento de engrandecimento, além de inspirar e revigorar o sonhador.
11 – Sonhar em estar perdido ou ser prisioneiro, em geral, significa desespero. Outro sonho comum é não conseguirmos se mover ou mesmo respirar. Pode significar frustração, sensação de estar preso num relacionamento ou estar num trabalho que não traz prazer.
12 – Sonhar com ameaçada de pessoa morta, com assombração ou ser repreendido por alguém que já morreu, é possível que o sonhador esteja sofrendo de culpa por essa morte; ou forte ansiedade a respeito do momento. Entretanto, se o sonho é de um encontro com a pessoa amada, a sensação pode ser de conforto e esperança, e inspirá-lo a fazer mudanças na vida.
Aí está uma lista de significados dos sonhos que nos inspira certa confiança, porque é o resultado de anos de estudo científico. Mas, o que você deve estar se perguntando é: qual foi mesmo, o sonho do meu amigo. Ora... bem..., nós lhe prometemos não contar a ninguém.
Bons Sonhos! ®Sérgio.
_____________________________________
1 - Garfield, 1972. Sonhos Criativos. Nova Fronteira: Rio de Janeiro.
No site da Drª. Patrícia <http://www.patriciagarfield.com/> você pode fazer download de seus livros dos quais destaco dois: A diferença dos sonhos dos homens e das mulheres e Os sonhos de Hans Christian Andersen. Este mesmo site serviu de fonte para essa crônica.

POR QUE "XÉROX" É PALAVRA FEMININA?

Porque se trata de uma [fotocópia], de uma [xerografia]. ®Sérgio.