quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NADA A COMENTAR


O ACRÓSTICO

São composições poéticas, nas quais, as letras iniciais, de cada verso, formam uma ideia, uma frase, uma palavra ou um nome. Quando se juntam as letras, tem-se o acróstico propriamente dito, que se lê na vertical, de cima para baixo ou no sentido inverso.
Fazia bem em me dizer
E grata lhe ficaria
Razão porque em verso me dizia
Não ser o bom-bom para si...
A não ser que na pastelaria
Não lho queiram fornecer
D’outro motivo não vi
Ir tal levá-lo a crer.
Não sei mesmo o que pensar
Há fastio para o comer?
Ou não tem massa pr’o comprar?! 
Peço porém me desculpe
Este incorreto poema
Seja bom e não me culpe
Sou estúpida, e tenho pena
O Sr. é muito amável
Aturando esta... pequena...
(Poema de Ofélia Queirós dedicado a Fernando Pessoa)
Se a combinação das letras se processa no meio dos versos, tem-se o acróstico mesóstico; se no fim, o teléstico. Quando as primeiras letras formam o alfabeto, tem-se o abecedárius ou o acróstico alfabético. Se o nome é formado da primeira letra do primeiro verso, da segunda do segundo verso, da terceira do terceiro verso, e assim consecutivamente, tem- se o acróstico cruzado.
O acróstico foi praticado na Antiguidade pelos escritores Gregos e Latinos e na Idade Média pelos monges. Cícero, escritor e filósofo romano, afirmava que os Oráculos Enigmáticos eram organizados em acróstico. No Velho Testamento, podemos encontrar um acróstico, no salmo 118. Na Idade Média, os poetas o empregavam para ocultar, discretamente, o nome da bem-amada. Em português o acróstico apareceu no Cancioneiro Geral (século XVI) e foi praticado por Camões no soneto CCIX, cujo primeiro verso é "Vencido está de amor meu pensamento". No Barroco chegou a ser uma verdadeira mania.
Já foi feito acróstico em prosa, com as letras do começo de cada parágrafo.
O acróstico não passa hoje de um exercício lúdico, isto é, de um jogo, de um divertimento. Entre nós tem sido cultivado esporadicamente, sem maior interesse literário.®Sérgio.
Tópicos Relacionados: (clique no link)