sábado, 16 de outubro de 2010

O NOIVO QUE NÃO APARECIA - Recontando Contos Populares

Conta-se que uma jovem, embora linda, vivia a esperar por um noivo que nunca aparecia. O tempo já ia tão longe que a moça, desesperançosa de encontrar casamento, se apegou a Santo Antônio.
 Foi até o mercado da praça, comprou uma imagem do Santo, passou na igreja, pediu ao vigário para benzê-la e, chegando a casa, colocou-a em um pequeno oratório. Todos os dias, após o café de manhã, visitava o santo em seu oratório e lhe pedia a ajuda. Passaram semanas, meses, anos... e nada. O noivo não aparecia, nem se ouvia falar na região de algum jovem, ou mesmo na falta de outro, algum velhote endinheirado que tenha por ela se inclinado.
Vai daí, que a moça depois de lamentar, injuriada, o descaso do santo e questionar com a mãe sobre o desprestigiado poder miraculoso do santo casamenteiro, pega a imagem e, no limite do desespero, lança-a pela janela. Passava, nesse momento, por acaso, um jovem de igual beleza da moça, que recebe a imagem, em cheio sobre a cabeça. Um tanto atordoado, pega-a intacta, e sobe as escadas do sobrado de cuja janela a imagem partira. Vêm recebê-lo justamente a donzela formosa e geniosa. De imediato, apaixona-se o jovem pela moça e com ela vem a casar, com toda a certeza, por um milagre do santo casamenteiro. ®Sérgio.