domingo, 5 de agosto de 2012

MADALENA AOS PÉS DA CRUZ

Castro Alves (1847 – 1871) desenhava muito bem, prova disso é esta rara tela (óleo sobre cartão) representada por uma jovem (Madalena), ajoelhada aos pés da cruz e olhos fitos no céu. ®Sérgio.
____________________
Imagem: Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

NEVERMORE


Paul Gauguin (1848 – 1903), um dos mais importantes pintores impressionistas, deixou-nos esta tela, cujo título é Nevermore (1897) que significa "nunca mais", referência a um verso do famoso poema "O Corvo" (The Raven, 1845), de Edgard Allan Poe; nele, a imaginação de Poe é assombrada por um corvo ameaçador, que profere apenas um som, Nevermore. Gauguin was aware of this, although he later sought to play down the connection. Observe que o corvo figura em uma janela, à esquerda da tela. A cor esverdeada do corpo da jovem é fruto de uma percepção interna, subjetiva e muito pessoal do artista, que ganhou mais destaque em contraposição ao amarelo intenso do travesseiro sobre o qual ela repousa a cabeça.
Gauguin escreveu certa vez que, "na pintura como na música deve-se olhar para a sugestão ao invés de descrição". ®Sérgio.
____________________
Imagem: Courtalul Gallery - London