terça-feira, 8 de outubro de 2013

O MAR TENEBROSO

Por volta do século XV, o formato da Terra ainda não era um consenso entre os estudiosos da época. Muito a imaginavam plana como um disco, onde os mares terminariam em um abismo infinito. Se viajassem longe de mais encontrariam o fim do mundo e os barcos cairiam num abismo sem fundo.
Transmitida ou forjada pelos Árabes, a lenda do Mar Tenebroso descrevia um oceano Atlântico habitado por monstros terríveis que podiam afundar qualquer navio e mergulhado em uma escuridão constante, onde todos os navios naufragariam nas ondas medonhas ou nas águas ferventes.
Segundo - A.H. de Oliveira Marques. História de Portugal - "toda a classe de superstição afrouxava a curiosidade e refreava o desejo de presa. Durante muito tempo os Portugueses da Idade Média como os Europeus em geral, hesitaram entre a vontade de seguir além, para ocidente e para o sul, e o temor de não regressar mais. [...]."
Para o Sul, havia como que uma fronteira natural, o Cabo Bojador. A muitos quilômetros de distância do Cabo ouvia-se o rugido das vagas altas que batiam contra os penhascos; a costa era perigosa. Havia nevoeiros espessos... Os marinheiros pensavam que chegavam ao Mar Tenebroso e ao fim do mundo e quando avistavam o longo promontório do Cabo, penetrando com profundidade pelo mar, ficavam convencidos que ali era o limite, a barreira, o fim do mundo, o abismo. ®Sérgio.