quinta-feira, 3 de março de 2011

O FEMININO "TODA-PODEROSA" NÃO EXISTE

Lia uma resposta (sem rodeios) a um comentário deixado num blog, quando me deparei com a expressão: "[...] você se acha toda-poderosa...". Pensei: "mais uma vez alguém escorrega no feminino de todo-poderoso".
Não é para menos, pois estamos acostumados a usar toda como feminino do pronome indefinido todo, assim: Todo menino e toda menina gostam de brincar.
Mas, no caso do composto toda-poderosa, poderíamos dizer com fundadas razões que este feminino "não existe". Como assim? Por certo, diria alguém. Ora, assim:
O composto todo-poderoso, que pode funcionar como adjetivo ou substantivo masculino – um homem todo-poderoso / sentia-se o todo-poderoso – tem como elementos o pronome indefinido todo e o adjetivo poderoso; como se vê,  "todo" não está ligado a um substantivo e sim, ao adjetivo "poderoso", o que o torna um advérbio de intensidade (= inteiramente); portanto, sendo todo um advérbio, fica invariável, ou seja, não tem plural, nem feminino. Conclusão: o feminino de todo-poderoso é todo-poderosa. Não esqueçam! ®Sérgio.
Todo-Poderoso (ô)
Adjetivo: Que pode tudo; onipotente.
Substantivo masculino: Aquele que pode tudo. [Flex.: todo-poderosa (ó), todo-poderosos (ó), todo-poderosas (ó).] (Novo Dicionário Aurélio Eletrônico 7.0)

HISTÓRIA OU ESTÓRIA?

Embora, estória já esteja incorporada em nossos dicionários (não existe nos dicionários portugueses), a preferência é pelo uso do termo história em qualquer situação, ou seja: realidade ou ficção.
    Isso é história para boi dormir.
    Você conhece a história da mula sem cabeça?
    A História da vida de Gandhi é interessante demais.
    Tem gente que não conhece a história de chapeuzinho vermelho.
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, também, recomenda a grafia de história, em qualquer sentido.
Julgam os estudiosos ser a forma mais correta o termo história e não estória, por ser estória uma imitação do inglês story, sem correspondente com raízes em nossa língua. O Dicionário de Caldas Aulete, também, refere-se à forma estória como um brasileirismo, isto é, apenas um aportuguesamento da forma inglesa.
Portanto, para não cometermos anglicismo (importação do inglês), melhor usamos a recomendação dos dicionaristas.
História com "H" maiúsculo se trata de ciência, estudo. Exemplo: A História do Descobrimento do Brasil é muito interessante. ®Sérgio.