sábado, 30 de março de 2013

DOCE LEMBRANÇA


A AFLIÇÃO DE ADOLF HITLER - Notas Biográficas

Rudolph Binion (psicohistoriador) em seu livro Hitler Entre os Alemães (1984)¹, considera que o ódio de Hitler pelos judeus teria sido motivado por um incidente ocorrido em sua infância: a morte de sua mãe. Nascido em Braunau, na Áustria, Hitler era o quarto filho de Klara, que perdera os três primeiros, pequeninos ainda, pela difteria. Cinco anos depois de Adolf nascia Edmund, que também morreria (de sarampo), e finalmente Paula, que cresceria junto com Adolf. Klara, em vista da má sorte com os filhos homens, agarrou-se tremendamente ao pequeno Adolf, que ela, também, temia perder. Mãe e filho viviam numa associação afetiva.
Quando Klara desenvolveu câncer de seio, a aflição tomou conta da vida de Adolf. Desesperado, ele decidiu contratar o Dr. Edmund Bloch, famoso médico judeu, de honorários elevados. Este médico deixou como testemunho jamais ter visto um jovem tão transtornado com a já esperada morte de sua mãe. Bloch propõe usar, como única medida para tentar minorar o terrível sofrimento de Klara, a aplicação de gaze embebida em iodo sobre as feridas cancerosas; deixando bem claro que tal medida poderia envenenar a paciente. O jovem Hitler insistiu em que tal tratamento fosse realizado e, de fato, Klara morreu da intoxicação provocada pelo iodo; na verdade, o iodo apenas abreviou o curso de sua morte, muito próxima e inevitável. Hitler sentia-se culpado desta morte e por ter permitido o tratamento. Desde então, passou a nutrir um tremendo rancor pelo médico e, evidentemente pelos judeus. ®Sérgio.
____________________
1- BINION, Rudolph. Hitler Entre os Alemães. Northern Illinois University Press, 1984. Northern Illinois University Press, 1984.