sábado, 13 de junho de 2009

REFLEXÕES SOBRE A INVEJA

"Raros são os homens dotados de bastante caráter para se regozijarem com o sucesso de um amigo sem uma sombra de inveja." (Esquilo, poeta e dramaturgo grego)

"Qualquer um de nós pode compadecer-se do sofrimento de um amigo, mas é preciso uma natureza muito elevada para compartilhar do seu sucesso." (Oscar Wilde)

"Toda a pessoa de valor social, vencedora na luta pela vida, bem sucedida em todos os seus esforços tem na sociedade número incontável de desafetos gratuitos, mesmo entre os que lhe são absolutamente estranhos." (Amadeu Amaral)

"A felicidade de qualquer um é desespero para muitos. Dizer mal e gostar de ouvir falar mal de alguém é um velho cacoete da alma humana." (Austregésilo, no livro Mal da Vida)

"A mais amarga das amarguras é a que nos causam os nossos "amigos". Os outros dissabores nos ferem, por assim dizer, de fora, ao passo que esta nos atinge de dentro e penetra as mais íntimas fibras do nosso ser." (Rohden)

SIMPATIAS PARA CURAR DOENÇAS - Coisas da Nossa Gente

As simpatias de nossa gente são tão incontáveis e interessantes por sua cativante ingenuidade, que não consigo conter o desejo de expor a vocês a minha antologia, todas colidas em diversas fontes:
01 - Quando uma criança está com coqueluche, é bom que uma vizinha, nascida em janeiro e em estado interessante, venha acudir o doente depois da meia-noite. Deve ela dizer todas as vezes que a criança perder o fôlego:
Tosse violenta,
tosse sem fim,
vai-te arrebenta
lá nos confins.
02 - Quando lhe surgir alguma inflamação na pele, unte-a com óleo, fazendo cruzes e pronuncie durante sete dias, a seguinte benzedura:
Eu te atalho
Bicho ou bichão,
Aranhiço ou aranhão,
Sapo ou sapão,
Bicho de qualquer feição.
Eu te atalho
Eu te mínguo
Eu te corto a cabeça
E te furo o coração
Aqui te atalho
Além de mirro.
03 - Para curar mau-olhado ou o quebranto, segure na mão um ramo de alecrim, e diga três vezes:
Virgem Mãe da Conceição,
Mãe do poderoso Deus;
Tirai este mal, este quebranto.
Do corpo de...
Deus te fez, Deus te criou;
Deus perdoa, a quem mal te olhou
Em louvor à Virgem Maria
Padre Nosso e Ave Maria.
04 - Quem sofre de epilepsia precisa beber, em seis dias seguidos, uma xícara de cachaça, que ficou de molho, durante uma semana, no umbigo de um recém-nascido.
05 - Cura-se bêbado inveterado dando-lhe um ovo de coruja mal assado e gotas de suor do cavalo misturado ao vinho.
06 - Quem quiser sarar de mau cheiro nas axilas, deve comprar um lencinho branco e virgem, amarrar numa das suas pontas um real, ir a uma encruzilhada, esfregar o lenço nos sovacos e atirá-lo no meio da estrada. Quem pegar o lenço leva também o bodum (o cheiro forte).
07 - Cortar as unhas na segunda-feira evita dor de dentes. Às sextas-feiras evita nevralgias e unheiros.
08 - Para evitar futuras dores de dentes, ao escurecer, quando o sabiá piar, dar três cuspidas para o lado direito e três para o lado esquerdo.
09 - Para enfermidades no peito, passar sangue de gato preto ou testículos de porco.
10 - Colocar uma cruz feita de palha de milho na cabeça de quem deita sangue pelo nariz, faz a hemorragia estancar imediatamente.
11 – Para curar dor de dente, esprema uma barata, ainda viva, num algodão e aplique o que dela resultar, no dente cariado.
12 – em ferimentos, para estancar a hemorragia, coloque, sobre a ferida, fezes de cavalo castrado, ou teia de aranha.
13 - Para curar o vício de urinar na cama, fazer a criança sentar num formigueiro.
14 - Para ter olhos grandes, brilhantes e bonitos, esfregue olhos de vaga-lumes na criança, diante de um espelho sem muita claridade. Se o trabalho não for bem feito, a criança pode perder "para sempre a vista".
15 - Para curar eczema faça o seguinte: Numa sexta-feira, antes do sol nascer, põe-se no meio do quintal uma bacia cheia d’água na qual, ao meio-dia em ponto, o doente lava o rosto ou outra parte afetada.
16 - Para curar dor de ouvidos, passar por dentro das orelhas o rabo de um gato preto. O doente deve estar em jejum e o tratamento precisa ser repetido três vezes.
17 - Para curar dor de ouvido, passar por dentro das orelhas pó de chocalho de cascavel.
18 - Cabeça de fósforo carbonizada, isto é, depois de usado o fósforo, depositada no orifício feito pela cárie, acaba com a dor de dente.
19 - Para icterícia, chá de grilo.
20 - Quando os pés ficarem adormecidos, trace sobre eles uma cruz com saliva.
21 - Para inflamação na gengiva, passar crista de galo, após ser extirpada do galináceo vivo.
22 - Para hidrofobia, chá de penas de urubu.
23 - Cura-se a asma, comendo, com um pouco de açúcar, uma lesma depois de esmagada e fervida.
24 - Quando se tem um terçol, chega-se a um companheiro e, com a mão, faz-se várias vezes o gesto de como quem passa o incômodo para o olho do outro, e diz-se: "passe pra você, passe pra você…".
25 - Evita-se câimbra, colocando-se um pedaço de aço sob o travesseiro.
26 – Para dor de dente coloque no dente cariado um algodão embebido de creolina.
27 - Raspa de dente de jacaré, tomado como chá, cura qualquer dor.
28 - Para acabar com os problemas de coluna: basta colocar um pau de cana, do tamanho de sua altura, debaixo da cama.
29 - Soprar na boca daquele que se queixa de dor de dente, elimina a dor. O hálito, expelido do interior dos pulmões, é força contrária à dor.
30 - Quando cai um dente, deve-se jogá-lo no telhado. Nasce outro.
31 - Para dores nos rins, chá de saco de bode. ®Sérgio.