sexta-feira, 20 de maio de 2011

O TRENZINHO DAS MOSCAS BÊBADAS

Descobri algo que me deixou pasmado e, com certeza, vai afastar-me, para sempre, da companhia dos amantes de uma boa cachaça. Vejam:
Cientistas da universidade do Estado da Pensilvânia, para entender como o álcool atua no nosso sistema nervoso, resolveram embriagar as moscas-das-frutas, conhecidas cientificamente como drosófilas, um dos organismos mais propícios a experiências de laboratório.
Como eles realizaram a experiência? Trancafiaram as inofensivas mosquinhas dentro de uma câmara de plástico apelidada de bar das moscas (em inglês flypub) e tacaram dentro da câmara vapor de álcool. Pois foi aí que aconteceu o inimaginável. As mosquinhas (machos), completamente bêbadas, ficaram grandemente excitadas e... atacaram furiosamente as fêmeas. É o que se esperava, não é mesmo? Porém não foi isso que aconteceu. "Ababacados", os cientistas viram com seus próprios olhos (desculpe a redundância) os machos se cortejarem, ou seja, passaram a fazer, mutuamente, aquele convite indecoroso que normalmente fazemos somente as mulheres. Pior, chegaram a formar "trenzinhos", um subindo sobre o outro.
Passada a bebedeira, os machos voltaram a acasalarem normalmente, isto é, com suas parceiras. Mas... a caneca já tinha sido virada... ou algo semelhante.
Pois bem, os cientistas concluíram que o álcool, afeta da mesma forma o sistema nervoso dos seres humanos.
Salve-se quem puder!
Se eu fosse você meu amigo, largava, agora mesmo, de tomar aquele chopinho com a rapaziada. Ou faça como eu, que estou tomando minha cachaça somente em companhia da minha parceira e em lugar reservado. ®Sérgio.

POR ORA ou POR HORA?

Dependendo da situação em que elas vão ser empregadas, ou seja, cada uma em seu sentido, as duas expressões estarão corretamente grafadas.
1. Por Ora – significa "por este momento, por enquanto". Ora é uma redução de "agora", que vem do latim "hac hora (ag-ora) = esta hora".
   Não necessito de seus serviços por ora (por enquanto).
   Por ora (por enquanto), não dispomos de fax.
   O prefeito não pretende, por ora, revogar a decisão.
2. Por Hora - correspondem a "cada 60 minutos", "por 60 minutos":
   Paguei o estacionamento por hora (por 60 minutos).
   Ele passou aqui a mil por hora.
   O carro chega a correr 300 km por hora. ®Sérgio.