sábado, 17 de março de 2012

DÂMON E PÍTIAS

Dâmon e Pítias eram dois amigos inseparáveis. Nasceram em Siracusa (Sicília) no quarto século antes de Cristo. Tendo sido Pítias condenado à morte pelo tirano Dionísio por ter-se negado a servi-lo. Contudo, antes de cumprir a pena, o jovem pediu permissão ao tirano para ir a sua cidade, do outro lado do país, a fim de se despedir da família e resolver alguns assuntos, deixando como fiador de sua palavra o seu melhor amigo Dâmon que concordou em substituí-lo, mas foi cientificado de que, se chegasse após o dia e a hora fixada, Dâmon iria ser morto em seu lugar.
Expirado o prazo, sem que Pítias regressasse, Dâmon foi levado para o lugar das execuções, mas seu amigo exatamente a tempo de salvá-lo. Dionísio ficou tão impressionado com a solidez dessa amizade e com o sentimento de honra dos amigos, que resolveu perdoar Pítias. ®Sérgio.

A CONDENAÇÃO DE DÂNAE

Castigo imposto à Princesa de Argos, Dânae, por seu próprio pai, o Rei Acrísio. Este, temendo que se cumprisse uma profecia, segundo o qual ele seria assassinado pelo filho que viesse nascer de Dânae, encarcerou a filha  em uma câmara de bronze subterrânea e posta sob guarda, para que de modo algum ela pudesse casar-se e torná-lo avô.
Entretanto, Zeus, o deus todo poderoso, iludiu a vigilância de rei, transformando-se numa chuva de ouro, e sob este disfarce, conseguiu unir-se à Princesa prisioneira. Dânae tornou mãe de Perseu.
A profecia se cumpriu durante os jogos olímpicos em Larissa, quando Perseu atirou um disco com tanta força que este foi além do alvo e acidentalmente matou seu avô. ®Sérgio.