sábado, 10 de março de 2012

O MITO DE ALECTRION

Segundo o mito grego, Hefesto (Vulcano, na mitologia romana), deus do fogo, da metarlugia e dos Vulcões, devido aos seus afazeres, sempre muito ocupado com suas forjas e as suas indústrias metalúrgicas, deixava Afrodite (Venus) muito só.
Ares (Marte) aproveitando o descaso do deus do fogo, passou a cortejar Afrodite que acabou em encontros noturnos. Alectrion, jovem sentinela às ordens de Ares, é encarregado por este de vigiar e guardar os seus encontros noturnos com a deusa Afrodite. Avisando-os para que se desfizesse o encontro amoroso antes do nascimento do sol, isto é, antes que o deus Hélios surgisse, pois poderia expor os amantes a uma situação perigosa. Certa manhã, porém, Alectrion, mergulhado no sono deixou de avisar os amantes e o Sol que acabara de acordar, avistou os dois amantes, e, imediatamente, denunciou-os a Hefesto, o marido enganado. Como acontece sempre que se descobre um adultério, seguiu-se uma série de confusões, e, ao final, Ares transformou o "descuidado" amigo em galo, com a obrigacão de cantar sempre, a cada manhã, antes do nascimento do Sol.
Por isso é, que o galo, lembrando o castigo, canta, enlouquecido, durante a noite, anunciando a aproximação do Sol. ®Sérgio.