segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

IRONIA OU ANTÍFRASE - Figuras de Linguagem

A Ironia (figura de pensamento e palavra) consiste em dizer o contrário do que pensamos, mas dando a entender o tom irônico, geralmente, com a intenção de obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor, ou seja, pertubá-lo. A ironia estabelece um contraste entre o que se pensa e seu conteúdo. O elemento positivo (conteúdo) seve para demonstrar, realçar o valor negativo (aquilo que se pensa); maneira pela qual a ironia se assemelha a antífrase, a sátira e a hipocrisia:
Veja que belo serviço você fez!
Embora esta expressão contenha a ideia de que a pessoa fez um bonito serviço, a ideia de beleza é desmentida pela ênfase dada ao termo [belo], evidenciando que a intenção do falante é oposta aquela que está expressa na frase.
Você, realmente, é muito esperto.
Esta frase, aparentemente, não contém nenhuma ironia. Mas, dependendo da situação em que ela é utilizada, da entonação que se der às palavras, ela pode ser altamente irônica. Este é um aspecto bastante importante da ironia: o fato de ela não estar nas palavras em si, mas "por trás" das palavras.
Como a ironia está especialmente exposta ao perigo da incompreensão, precisa ser muito bem construída para não passar uma ideia completamente oposta à desejada, transformando-se em uma "ironia sarcástica"; isto é, uma ironia ofensiva, insultante. O sarcasmo é sempre um deboche altamente crítico:
"Olá! Tu que destróis o templo de Deus e o reedifica em três dias, livra-te a ti mesmo descendo da cruz". (São Marcos).
Exemplos de ironia na fala:
Você parece realmente um santinho digno do altar.
Seu café está ótimo: fraco, frio e sem açúcar.
Não é encantador o trânsito de São Paulo?
Muito competente aquele candidato! Construiu viadutos que ligam nenhum lugar a lugar nenhum.
Exemplos de ironia em Literatura
"... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis..." (M. Assis)
"Moça linda bem tratada, / três séculos de família, /burra como uma porta: / um amor!" (M. de Andrade)
"A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças." (Monteiro Lobato) ®Sérgio.