Serve para dar nome às
estrofes regulares, isto é, a seqüência de grupos de versos organizados segundo
um único padrão. O que a difere a estância da estrofe é a repetição do mesmo
dispositivo estrófico em todo o poema, ou seja, agrupamentos com número de
versos fixos, sujeitos a mesma medida e igual arranjo de rima. Os Lusíadas, por exemplo, tem 1 102
estâncias, quer dizer que suas unidades métricas apresentam estrutura uniforme:
a oitava heróica. No soneto, entretanto, o termo válido é estrofe, visto que se
compõe de modo irregular: duas quadras e dois tercetos. Cabe ressaltar que os
estudiosos nem sempre estão de acordo com tal consideração. ®Sérgio.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
DÉCIMA
É
o poema ou a estrofe de dez versos. Podemos distinguir dois tipos de décima:
A medieval: encontrada com freqüência desde o Trovadorismo até o século XVI.
Segundo alguns estudiosos, era uma falsa décima, pois, compunha-se de duas
quintilhas independentes pela rima e separadas por uma pausa.
A clássica, também chamada de espinela
(em homenagem ao seu presumido inventor, o poeta espanhol do século XVI,
Vicente Espinel), consta de uma quadra e uma sextilha, geralmente formada por
versos heptassílabos (de sete sílabas) e com o seguinte esquema de rimas: ABBA
ACCDDC. A ideia apresentada na
quadra é desenvolvida na sextilha:
Soltai-me,
Amor enganado, [a]
Que
enganado me prendeis; [b]
Que
em meu poder não tereis [b]
Seguro o vosso cuidado. [a]
Sou
um pastor desprezado, [a]
Que
numa aspereza vivo, [c]
A
toda brandura esquivo, [c]
Sujeito
a todo rigor, [d]
Não
posso servir a Amor, [d]
Que
estou de sorte cativo. [c]
Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622), poeta português.
Também
chamada de pequeno soneto a décima
foi vastamente empregada, sobretudo como estrofe. O poeta Gregório de Matos,
entretanto, a cultivou como poema isolado:
Décima
Se
Pica-flor me chamais, [a]
Pica-flor
aceito ser, [b]
mas
resta agora saber, [b]
se
no nome que me dais, [a]
meteis
a flor, que guardais [a]
no
passarinho melhor! [c]
Se
me dais este favor, [c]
Sendo
só de mim o Pica, [d]
e
o mais vosso, claro fica, [d]
que fica então Pica-flor. [c]
Os
românticos não a apreciaram muito. Mas os parnasianos a repuseram em
circulação. Os nossos cantadores nordestinos utilizam-na com freqüência. ®Sergio.
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