sábado, 5 de outubro de 2013

A LENDA DO CUPIM

As lendas indígenas são lendas interessantes, geralmente de fundo histórico; algumas vezes reminiscências, restos de fatos verídicos, conservados parcialmente pela tradição histórica.
O conselho indígena obrigou uma formosa jovem a se casar com um rapaz, contra a sua vontade. Ela não gostava do marido de jeito nenhum. À noite, quando ele vinha se deitar, tentando abraçá-la, ela descia da rede e ficava de costas. Toda noite era assim. Para ver se aos poucos ela se acostumava, o pai convidou o genro para caçarem no mato, levando-a junto. Mas ela continuava a não querer dormir com o marido. O pai teve uma ideia. Pegou muitos vaga-lumes (bagapbagawa man, na língua indígena). Então, sem que a filha percebesse, pregou os de vaga-lumes nos cupins (txapô). Fez isso de dia. Atou a rede da filha bem pertinho do ninho de cupim (munduru), e a rede do marido do outro lado. Assim, fez uma cabana (tapiri) entre as duas redes.
Anoiteceu, jantaram, e a moça deitou na própria rede. Dormiu. Quando foi no meio da noite, acordou e viu aquele munduru alumiado. Assustou que só vendo e deitou com o marido. Nunca mais o largou, e até hoje é possível ver a luz do munduru. ®Sérgio.

NOÉ E A CRIAÇÃO DO VINHO

Esta é a lenda Armênia de Noé e da Criação do Vinho, contada Hovanés Tumanian, um dos maiores poetas de todos os tempos na Armênia. Fiz pequenas adaptações, por julgá-las necessárias.
Após quarenta dias e quarenta noites de chuvas torrenciais, a Arca de Noé se deteve na mais alta montanha da Armênia: o Monte Ararat, ponto de partida de um novo mundo perdoado e purificado.
O primeiro trabalho de Noé, ao sair da Arca, foi plantar a vinha para criar o Vinho, pois, cansado estava de ver tanta água durante o dilúvio.
 Ao começar a plantar as primeiras ramas da vinha, o diabo aparece e diz:
– O que está fazendo aí?
– Estou plantando uma vinha.
– Para que?
– Seu fruto é doce e gostoso. Quando espremido dá um suco que reconforta o coração do Homem.
– Quero te ajudar, diz o diabo.
– Como quiser, responde Noé.
Plantada a vinha, o diabo vai buscar na arca, um cordeiro, um leão, um macaco e um porco. Degola-os e rega a planta com o sangue deles.
É por isso que quando alguém bebe vinho, fica primeiro dócil tal qual cordeiro, depois se sente forte como leão, a seguir começa a fazer caretas, feito macaco e, por fim, quando bêbado, torna-se um porco. ®Sérgio.