quinta-feira, 31 de maio de 2012

MITOLOGIA E MITO

A palavra Mitologia vem do grego mythos, que significa fábula, e logos, que significa tratado. Dois conceitos designam a Mitologia: É o conjunto de mitos e lendas que um povo imaginou e o estudo dos mesmos.
A base da mitologia é o esforço permanente e contínuo de entender o mundo e o próprio homem. Nos primórdios da civilização, o ser humano nutria intensa necessidade de explicar os fenômenos da natureza, o que se passava a sua volta, enfim, explicar o mundo. Por isso, o mito, relata uma estória verdadeira, na medida em que toca, profundamente, o homem – ser mortal, organizado em sociedade, obrigado a trabalhar para viver, submetido a acontecimentos e imprevistos que independem de sua vontade. E, à medida que são recontadas, essas histórias tornam-se mais complexas, ganham novos personagens e variantes.
Os primeiros mitos brotaram da projeção imaginativa que o homem fez das funções da vida: nascimento, amor e morte; maternidade, paternidade e virgindade. E sintetizam tudo o que o homem, mediante a inteligência e o sentimento, conseguiu conquistar, em face de uma vida que não solicitou, de uma morte que o amedronta, de um amor que o domina e de uma doença cujos fenômenos o assombram ou o aniquilam.
Não há nenhum grupo cultural ou étnico na terra que não associe a origem do mundo, dos seres humanos, das plantas, dos animais e dos acidentes geográficos a uma força superior, sobre-humana. Deuses e heróis convivem com a humanidade desde a aurora de nossa espécie. E essas histórias que não tem autores, continuam a nos encantar.
Para as sociedades o mito era uma narrativa verdadeira. A história de um mito é sentida e vivida como verdadeira, embora para outra sociedade pareça invenção. A história de Jesus para um cristão é verdadeira, assim como é verdadeira a história de Buda para os budistas ou a história de Tupã para um indígena brasileiro. Os nórdicos achavam que o mundo começara da luta, em um grande campo de gelo, do calor contra o frio. Para os gregos e indianos os deuses viviam numa montanha. Os africanos imaginavam que o mundo surgiu de um ovo cósmico. Em muitas culturas, o homem veio da argila, do barro ou do sopro divino.
Alguns tipos de mitos: Teogonia, mitos que contam a criação do mundo; Cosmogonia, mitos que explicam o destino do homem após a morte; Escatologia mitos que explicam as coisas que devem acontecer no fim dos tempos, no fim do mundo, etc. ®Sérgio.

O EXORCISMO

Essa internet, em alguns aspectos, tira a gente do sério. Dia desses, estava navegando pelo Google sem nenhuma procura definida, quando dei "de cara" com a notícia abaixo; mas vou logo explicando que não estou inventando nada.
A paulista Doralice de Freitas, pediu a um pastor evangélico para exorcizar o diabo do corpo de sua filha, o que foi prontamente executado. Após o exorcismo o pastor engarrafou os dois diabinhos e entregou a ela. Sem saber o que fazer com a garrafa, Doralice resolveu leiloar os capetas pela internet.
Por mais incrível que possa parecer, perto de 20.000 pessoas se interessaram pela garrafa, que foi arrematada por um empresário de produtos para centros espíritas. Com o dinheiro, Doralice aproveitou para pagar a conta do pastor exorcista que, segundo ela, livrou sua filha dos diabos que a assombravam.
Salve-se quem puder! ®Sérgio.

O FUTURO