segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AS COMÉDIAS (2)

Dependendo da fonte que provoca o riso, a comédia pode se classificar em vários tipos, dos quais destaco as seguintes:
Comédia de Costumes visa a criticar os hábitos e os costumes de uma sociedade em determinada época. A exemplo de Les Precieuses Ridicules (1659) e Les Femmes Savantes (1662), de Molière.
Comédia de Personagem – quando a ênfase recai num tipo, isto é, numa personagem representativa de uma tendência (perpétua) do ser humano, como em Tartuffe (1664) de Molière, cujo personagem homônimo é um hipócrita e falso devoto.
Comédia Ballete - inventada por Molière, consiste numa comédia de costumes ou de personagem entremeada de cenas de dança cômica.
Comédia Lacrimejante – quando emprega lágrimas para sensibilizar o público. O dramaturgo francês Nivelle de la Chaussée, foi o criador dessa modalidade com peças como Fause Antiphie (1733) e Melanida (1741). 
Comédia de Capa e Espada – de origem espanhola, recebeu tal denominação pelo fato de os cavaleiros da época (século XVI), usarem capa e a espada. Gira sempre ao redor de intrigas amorosas, como em La Dama Boba (1613), de Lopez de Vega.Il est le seul (avec sa mère, madame Pernelle) à en être dupe.
Comédia de Humor Negro - é um subgênero da comédia e da sátira, onde temas graves como a morte, estupro, assassinato, aniquilação humana ou violência doméstica são tratados de forma satírica.
Comédia Pastelão - é uma comédia de cinema, pois apresenta perseguições, colisões e brincadeiras onde as personagens só fazem coisas tolas e embaraçosas, como tropeçar, cair, só para provocar o riso nas pessoas.  O famoso comediante Charlie Chaplin, compôs uma série de comédias pastelão. ®Sérgio.
Tópicos Relacionados: (clique no link)

AS COMÉDIAS

Dependendo da fonte que provoca o riso, a comédia pode se classificar em vários tipos, dos quais destaco as seguintes:
Entremés era um de comédia teatral de um só ato que se caracteriza pela comicidade e pela brevidade, pois a trama e o conflito eram mínimos. Os personagens oscilavam entre três e cinco e representavam as classes sociais baixas e populares em situações absurdas e grotescas a fim de provocar o riso fácil. A representação se dava nos intervalos dos atos de uma obra principal.
Commedia Dell'arte, também chamada de commedia a soggeto (comédia de tema), commedia all'improvviso (comédia de improviso), commedia dei zanni (comédia dos criados), commedia dei maschere (comédia de máscaras), commedia all'italiana (comédia italiana). Mas, de todas essas denominações, a que prevaleceu mesmo foi Commedia Dell'arte (séculos XVI e XVIII). Eram apresentações improvisadas a partir de um acervo de situações (adultério, ciúme, velhice, amor) e personagens padronizados. Muitos dos elementos básicos da Commedia Dell'arte vieram das comédias romanas (palliata comoedia) de Plauto e Terêncio.
O Vaudeville é uma comédia entremeada de árias. Fundamente-se quase que exclusivamente na intriga e no efeito provocado pelos equívocos, despertando a graça.
Comédia Burlesca - por meio da paródia, sátira ou caricatura, a comédia burlesca ridicularizava instituições, escolas, costumes e valores sociais. Originalmente, parodiava textos clássicos, como as epopeias, utilizando uma linguagem zombeteira e exagerada que tinha como finalidade ridicularizar a obra. Por exemplo, a obra Virgile Travesti (1648) de Paul Scarron, autor francês do séc. XVII, uma paródia ao poema épico de Virgílio.  Tem-se que a comédia burlesca originou-se a partir da Comédia Dell'arte italiana.
A Farsa - este tipo de comédia pretende provocar o riso sem intenção didática ou moralizante; e sim, a partir de exageros tirados da observação da vida quotidiana. A farsa depende mais da ação do que do diálogo; mais dos aspectos externos (cenários, roupas, gestos, etc.) do que do conflito dramático. Seus personagens, em número restrito, são tirados da própria vida urbana. A farsa não observa regras de verossimilhança podendo chegar ao absurdo. Difere da sátira ou da paródia por não pretender questionar valores. Dentre os numerosos exemplares desse gênero (mais de cento e cinquenta) produzidos entre 1440 e 1560, época de seu florescimento, destaca-se La Farce de Maîte Pathélin,  composta entre 1460 e 1470. ®Sérgio.

OS REMÉDIOS DO MUNDO ATUAL

"No mundo atual as pessoas estão investindo cinco vezes mais em remédios para a virilidade masculina e silicone para as mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de seios grandes e velhos de pênis ereto, mas eles não se lembrarão para que servem."

(Dráuzio Varella – Médico)

SELETA DE PENSAMENTOS (4)

"Nós matamos o tempo, mas ele nos enterra." (Machado de Assis)
"Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução; alguns dizem mesmo que é assim é que a natureza  compôs suas espécies." (Machado de Assis)

SELETA DE PENSAMENTOS (3)

"De repente passei a acreditar em Deus está impossível acreditar em qualquer outra coisa." (Millôr Fernandes)
"Equilíbrio sustentável: no Rio se mata. Na Amazônia se desmata." (Millôr Fernandes)