sábado, 31 de julho de 2010

BOBAGENS PALAVROSAS

Comete preciosismo quem exagera na linguagem, em prejuízo da naturalidade e da clareza. Veja, por exemplo, este fragmento de uma narrativa: "A formosa donzela, com os olhos marejados de lágrimas, lia febril a epístola de sua genitora”. Tradução em português: “A bela moça com lágrimas nos olhos, lia a carta de sua mãe".
Muitos usuários dessas bobagens palavrosas, acreditam que elas lhes conferem uma áurea de importância as realizações mais comuns. São tipos que adoram fazer palestras, certos executivos, e, principalmente, políticos.
Para exemplificar um caso de preciosismo, leia esta historinha (comum na internet) centralizada numa circular governamental:
Quando se desenhou a perspectiva de uma série de temporais no interior cearense, o chefe do serviço de meteorologia avisou o Governador. Este, imediatamente, dirigiu uma circular aos prefeitos, solicitando informações sobre a passagem do "equinócio" (série de temporais que ocorrem em determinadas regiões) pela cidade.
Um prefeito enviou a seguinte resposta, a circular: "Doutor Equinócio ainda não passou por aqui. Se chegar será recebido como amigo, com foguetes passeatas e festas".
Repito: O preciosismo não apenas tortura a língua. Pode também fazer vítimas.
Salve-se quem puder! ®Sérgio.

ENTENDA SE PUDER

Em Julho de 1965 o Banco Central baixava uma circular, relativa ao regis­tro de pessoas físicas, na qual explicava: "Os parentes consanguíneos de um dos cônjuges são parentes por afinida­de do outro; os parentes por afinidade de um dos cônju­ges não são parentes do outro cônjuge; são também pa­rentes por afinidade da pessoa, além dos parentes consanguíneos de seu cônjuge, os cônjuges de seus próprios parentes consanguíneos".
O preciosismo como se vê, não apenas tortura a língua. Pode também fazer vítimas.
Salve-se quem puder!!! ®Sérgio.
____________________
FONTE: Ponte Preta, Stanislaw, 1923-1968, FEBEAPÁ 1: Primeiro Festival de Besteira Que Assola o País — 12 ed. — Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1996.