sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOSSA SAÚDE

AUTORES TRÁGICOS DA GRÉCIA ANTIGA

A Tragédia (do grego antigo τραγῳδία, composto de trago => bode e oidé => canto = canto ao bode) é uma manifestação ao deus Dioniso, que se transformava em bode para fugir da perseguição da deusa Hera. Em alguns rituais se sacrificavam esses animais em homenagem ao deus.
A tragédia tinha como características principais, o terror e a piedade que despertava no público. Para os autores clássicos, era o mais nobre dos gêneros literários.
Era composta de cinco atos e, além dos atores, intervinha o coro, que manifestava a voz do bom senso, da harmonia, da moderação, face à exaltação dos protagonistas.
Diferentemente do drama, na tragédia o herói sofre sem culpa. Ele teve o destino traçado pelos deuses e seu sofrimento é irrefutável. Por exemplo, Édipo nasce com o destino de matar o pai, Laio, e se casar com a mãe. É um dos exemplos de histórias da mitologia grega que serviram de base para o teatro.
Os estudiosos do assunto (a partir de alguns registros) acreditam que foram cerca de 150 os autores trágicos. Os que conhecemos, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, escreveram cerca de 300 peças, das quais apenas 10% chegaram até nós.
Ésquilo (525 a. C. a 456 a. C.) – Tido como fundador do gênero, das peças que escreveu sete sobreviveram à destruição do tempo. São elas: Os Persas, Sete contra Tebas, As Suplicantes, Prometeu Acorrentado, Agamêmnon, Coéforas e Eumênides.
Sófocles (496 a. C. a 406 a. C.) – Além de importante tragediógrafo, também trabalhava como ator. Entre suas peças estão à trilogia Édipo Rei, Édipo em Colona e Antígona. Se tiver interessado em ler um resumo da trilogia, clique nestes links: Édipo Rei e Édipo em Colona e Antígona.
Eurípides (485 a. C. a 406 a. C.) - Pouco se sabe sobre sua vida. Ainda assim, é dele o maior número de peças que chegaram até nós. São 18 no total, entre elas: Medéia, As Bacantes, Heracles, Electra, Ifigênia em Áulis e Orestes. ®Sérgio.