sábado, 26 de novembro de 2011

OS CABOCLOS QUE SE INVEJAVAM

Conta o povo, que viviam num lugar pequeno, muito afastado dos centros mais civilizados, dois homens que se queriam muito mal. Os moradores da região tentaram de tudo para fazê-los amigos; porém, como o ódio era de coração, não durava neles a amizade que prometiam. Esse ódio, cada vez mais forte, acabou incomodando o Criador. De maneira, que ele resolveu enviar a Terra um de seus assistentes, a fim de inquirir ambos os homens, o melhor que pudesse, para saber a causa de tanto ódio; porque sabendo o princípio do mal, mais fácil se faria a paz.
O Criador logo tomou ciência de que era pura inveja que cada um tinha dos bens e da fazenda do outro, porque nisto eram quase iguais e abastadamente ricos; porém, cada um desejava ver-se acima do outro, ainda que fosse à custa de ver o outro perdido e destruído. O mesmo mal que um queria ao outro, lhe queria o outro a ele.
Desejoso de levar a paz a ambos, o Criador envia outro emissário, que os encontra em pleno bate-boca e lhes diz:
— Sejam amigos e nosso Pai terá o prazer de lhes dar tudo o que quiserem pedir do Reino dele. Porém, com uma condição: o que um pedir, para não haver inveja, ao outro ele dará em dobro.
Eles, a primeira vista, aceitaram e agradeceram ao emissário, crendo que cada um ficaria avantajado ao outro; porém quando caíram na conta que, ainda que um pedisse muito, o outro receberia dobrado; nenhum queria ser o primeiro a pedir, para não ficar com menos que o vizinho.
Tal situação irritou o Criador que desceu a Terra e lhes ordenou que sorteassem a quem coubesse pedir primeiro. Feito o sorteio, àquele que coube pedir, ficou um instante a meditar e depois prosseguiu, nestes termos:
— Senhor, eu já sei o que hei de pedir e se cumprir a sua palavra, ficarei contente e amigo do meu vizinho.
O Criador prometeu cumprir sem falta; então, ele se pôs de joelhos, beijou-lhe a mão, e logo pediu:
— Senhor, tire-me um de meus olhos!
O Pai Eterno, espantado com o pedido, lhe diz:
— Jesus! E por quê?
E o homem tornou a dizer:
— Porque, conforme a sua promessa se me tirarem um olho, hão de tirar os dois olhos dele; e assim, vendo este dano, eu me contento e serei amigo do meu vizinho.
Pois é, a inveja é o diabo! ®Sérgio.
____________________
Nota Sobre o Texto: Este conto foi inspirado em um “caso” que circulava na tradição popular lusitana.

Um comentário:

  1. Realmente... A inveja é coisa do diabo mesmo. É um bichinho que corrói a alma sem dó nem piedade.

    ResponderExcluir