segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AS COMÉDIAS (2)

Dependendo da fonte que provoca o riso, a comédia pode se classificar em vários tipos, dos quais destaco as seguintes:
Comédia de Costumes visa a criticar os hábitos e os costumes de uma sociedade em determinada época. A exemplo de Les Precieuses Ridicules (1659) e Les Femmes Savantes (1662), de Molière.
Comédia de Personagem – quando a ênfase recai num tipo, isto é, numa personagem representativa de uma tendência (perpétua) do ser humano, como em Tartuffe (1664) de Molière, cujo personagem homônimo é um hipócrita e falso devoto.
Comédia Ballete - inventada por Molière, consiste numa comédia de costumes ou de personagem entremeada de cenas de dança cômica.
Comédia Lacrimejante – quando emprega lágrimas para sensibilizar o público. O dramaturgo francês Nivelle de la Chaussée, foi o criador dessa modalidade com peças como Fause Antiphie (1733) e Melanida (1741). 
Comédia de Capa e Espada – de origem espanhola, recebeu tal denominação pelo fato de os cavaleiros da época (século XVI), usarem capa e a espada. Gira sempre ao redor de intrigas amorosas, como em La Dama Boba (1613), de Lopez de Vega.Il est le seul (avec sa mère, madame Pernelle) à en être dupe.
Comédia de Humor Negro - é um subgênero da comédia e da sátira, onde temas graves como a morte, estupro, assassinato, aniquilação humana ou violência doméstica são tratados de forma satírica.
Comédia Pastelão - é uma comédia de cinema, pois apresenta perseguições, colisões e brincadeiras onde as personagens só fazem coisas tolas e embaraçosas, como tropeçar, cair, só para provocar o riso nas pessoas.  O famoso comediante Charlie Chaplin, compôs uma série de comédias pastelão. ®Sérgio.
Tópicos Relacionados: (clique no link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário