domingo, 31 de janeiro de 2010

PÉS DISFORMES - Notas Biográficas


Cândido Torquato Portinari (1903-1962), o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Pintou desde pequenos esboços a gigantescos murais, construindo um acervo de mais de cinco mil obras.
Por outro lado, Portinari foi muito criticado por de formar suas figuras humanas. No início da década de 1940, sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, era acusado de antinacionalista por retratar os trabalhadores com braços e pernas desproporcionais, como se sofresse de elefantíase. Na verdade, as telas de Portinari são enaltecimentos àqueles trabalhadores, como nos explica o pintor:
"Impressionavam-me os pés dos trabalhadores das fazendas de café. Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés sofridos com muito e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Os pés e a terra tinham a mesma moldagem variada. Raros tinham dez dedos, pelo menos dez unhas. Pés que inspiravam piedade e respeito. Agarrados ao solo eram como os alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente. Pés cheio de nós que expressavam alguma coisa de força, terríveis e pacientes." ®Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário