terça-feira, 5 de maio de 2009

A TRANSCENDÊNCIA DO PONTO VERMELHO

A minha obsessão artística é o entalhe em madeira; gosto que comecei a desenvolver quando, aos sete anos, ganhei de natal uma pequena bancada de carpinteiro, acompanhada de um kit de ferramentas para iniciantes (meninos). Comecei entalhando nomes próprios em plaquetas de madeira, que depois de prontas, presenteava amigos e "amigas".
Como aconteceu com Michelangelo - não que queira me comparar, Deus me livre! – o entalhe deu-me habilidade e visão suficiente para enveredar-me, amadoristicamente, pela pintura. Então, para adquirir conhecimento nas artes plásticas, passei a frequentar todas as exposições que me foram possíveis.
Numa dessas exposições, despertou-me a atenção, um quadro, que captava uma bela paisagem. Ao me aproximar para melhor estudá-lo, percebi uma mancha vermelha, que parecia ferir toda a sua harmonia. Conjecturando sobre a finalidade da mancha, permaneci por algum tempo diante da obra a ponto de ouvir outro admirador fazer o seguinte comentário:
Essa mancha prova que o artista não é só um pintor, mas também um filósofo.
E a moça que o acompanhava acrescentou:
Apesar da grande simplicidade que o quadro apresenta, o pintor parece estar consciente da transcendência que este ponto vermelho significa nesta paisagem encantada.
Fiquei estupefato com os comentários, porque, para mim, aquela mancha vermelha desarmonizava-se, completamente, com a bela paisagem. Ou será que minha visão artística estava “cega” a ponto de não enxergar a “transcendência do ponto vermelho”?
Graças a Deus, mais tarde, vim a conhecer o artista; e após suas explicações das técnicas empregadas na pintura, não resisti, e perguntei a ele qual era o significado da mancha vermelha na paisagem. Ele espiou a um lado e a outro do corredor, para verificar se estávamos, realmente, a sós, e disse-me:
Não diga nada a ninguém, mas quando acabei de pintar o quadro, meu filho de quatro anos entrou no atelier e cismou também de pintá-lo. Bem... a insistência foi tanta que dei a ele um pincel... e o resultado foi a mancha vermelha. Meu filho ficou tão feliz que não tive coragem de encobri-la.
Salve-se quem puder!!! ®Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário