terça-feira, 8 de maio de 2012

COMIC-STRIPS

Comic-Strips é uma expressão em língua inglesa que significa: tiras cômicas e pela qual são conhecidas as histórias de quadrinhos publicadas ao longo do século 20 e no 21, em jornais diários (as tiras diárias), as tiras de domingo (em sequências mais longas) e em revistas que se especializaram nisso.
As tiras diárias normalmente são impressas em preto e branco, e as tiras de domingo são normalmente de cor. No entanto, alguns jornais publicam tiras diárias coloridas, e alguns jornais publicam as tiras de domingo em preto e branco.
A finalidade do comic-strips é contar histórias através da imagem com o mínimo de texto, passando os episódios a se explicarem por si mesmo, através da ação, dos balões que contém as falas, reduzidas sempre à expressão mais sintética, geralmente, baseadas em expressões onomatopaicas.
A ideia, entretanto, vem da Antiguidade. Arqueólogos encontraram no Egito frisos que continham desenhos narrando aspectos da vida de importantes personalidades. Os pintores sacros da Renascença fizeram a mesma coisa com episódios bíblicos, chamados de o Pauperum Bíblia (Indigente Bíblia). Foi nos Estados Unidos, porém, que as histórias em quadrinhos chegaram ao apogeu. Na Itália também fizeram sucesso. Quando desenhadas são ali chamadas fumetti e quando fotografadas foto filmes. O Brasil tem também criado as suas comic-strips. ®Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário