domingo, 29 de maio de 2011

A DEPRECAÇÃO - Linguagem Figurada

A Deprecação consiste em exprimir uma súplica comovente, ardente, ou um convite, por meio de uma oração. A deprecação acontece, frequentemente, nas súplicas religiosas, face às calamidades ou a algo de trágico:
"Ó cristãos, pelas chagas de Cristo, e pelo que deveis a vossas almas, que não queirais que vos aconteça tão grande infelicidade [...]" (A. Vieira)
Um belo exemplo de deprecação está neste fragmento de Inocência de Visconde de Taunay:
"Minha Nossa Senhora, mãe da Virgem que nunca pecou, ide adiante de Deus. Pedi-lhe que tenha pena de mim, que não me deixe assim nessa dor cá de dentro tão cruel. Estendei vossa mão sobre mim. Se é crime amar Cirino mandai-me a morte. Que culpa tenho eu ao que me sucede? Rezei tanto para não gostar desse homem!" ®Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário