quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O ABC DE CASTRO ALVES

"Pois assim foi Castro Alves. Há momentos no mundo em que todas as forças de uma nação se conjugam e, como uma nota mais alta que todas, aparece, tranquilo e terrível, demoniacamente belo, justo e verdadeiro, um gênio. Nasce dos desejos do povo, das necessidades do povo. Nunca morre, imortal como o povo.
Este cuja história vou te contar, foi amado e amou muitas mulheres. Vieram brancas, judias e mestiças, tímidas e afoitas, para os seus braços e para o seu leito. Para uma, no entanto, guardou ele suas melhores palavras, as mais doces, as mais ternas, as mais belas. Essa noiva tem um nome lindo, negra: Liberdade.
Vê no céu, ele brilha, e é a mais poderosa das estrelas. Mas o encontrarás também nas ruas de qualquer cidade, no quarto de qualquer casa. Seja onde for que haja jovens, corações pulsando pela humanidade, em qualquer desses corações encontrarás Castro Alves." (Jorge Amado) ®Sérgio.

Um comentário:

  1. Talvez pela coincidência (nascemos no mesmo dia/14 de março) desde criança quando eu ainda nem entendia, ele mora no meu coração. Continua sendo uma estrela brilhante.

    ResponderExcluir