sexta-feira, 24 de setembro de 2010

VALORES INVERTIDOS

Já mencionei, por várias vezes em meus comentários a amigos, uma atitude comportamental que já está se tornando tradicional em nossa sociedade: a inversão de valores. Na minha adolescência, ansiávamos por participar do mundo de nossos pais e, para tanto, chegávamos até mesmo, imitá-los. Hoje, esse procedimento se inverteu: são os pais que imitam os filhos.
Pois é, para minha surpresa, lendo a revista Veja, "dou de cara" com o artigo: Os Limites da Amizade, que vem substanciar o que já havia comentado.
Diz o artigo que muitos pais e mães vão para as "baladas" com os filhos e chegam a namorar seus amigos/as. Renata Leão, que assina o artigo, pergunta: até que ponto isso é normal. Do meu ponto de vista e de meu conceito de família, isso é "anormal". É mais uma banalização, entre tantas outras. Veja o depoimento da bancária paulista Marize Tamaoki, 50 anos: "Fui casada durante mais de duas décadas com o pai de minhas filhas, Mirela, 20 anos, e Daniela, de 28. Quando me separei, em 2003, passei a frequentar, com minhas filhas, academias de ginásticas e baladas. Comecei a ir às danceterias da Vila Olímpia. Na primeira vez, os garotos da idade da Mirela vieram me paquerar. No começo ficava constrangida. Agora já me acostumei e acho ótimo".
Eis alguns trechos de outros depoimentos:
"[...] Foi estranho ver minha mãe com um amigo meu, tatuado e cabeludo, vinte anos mais novo que ela." (Camila, 20 anos)
"[...] Quando Camila quer ficar em casa, não me faço de rogada e saio com as amigas de minha filha. A moçada diz que eu tenho a síndrome de Peter Pan". (Alessandra, 52 anos)
Salve-se quem puder! ®Sérgio.

2 comentários:

  1. É óbvio, a meu ver, que não existe idade para relacionamentos duradouros e felizes, mas concordo plenamente com a síndrome dos valores invertidos, e indo até mais fundo, até na questão do respeito, onde são os país que respeitam as decisões dos filhos! Creio que morrerei ainda acreditando que essa inversão não seja tão normal quanto a mídia a cultua, prefiro a moda antiga, respeitando todos os avanços que a onda da modernidade nos trás! Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  2. acho essa inversçao de valores lamentável
    talvez mais uma consequencia do vazio existencial

    (uma dica o fundo preto do blogue é lindo, mas nada agradável a leitura, que tal um grafite??)
    :)
    teia
    teia.maria@yhaoo.com.br

    ResponderExcluir