terça-feira, 20 de julho de 2010

UMA SITUAÇÃO DE SUSPENSE

Há muitos sites de humor onde podemos encontrar as já conhecidas pérolas de vestibular, de redação, ou de provas secundaristas. O Jô Soares é um incansável propagador delas. Volta e meia, as repassa em seu programa.
Fui professor durante trinta e dois anos, e nesse período apliquei milhares de provas e cobrei inúmeras redações. Nesse sentido, trabalhei com alunos das mais diversificadas classes sociais. Raríssimas vezes deparei-me com respostas tão absurdas como algumas dessas das pérolas. Portanto, não tenho dificuldade em lhes afirmar que são frutos da imaginação dos coletores de pérolas. A pergunta é convenientemente feita, de modo, a resultar numa resposta que provoque risos. No entanto, outras têm fundamentação lógica, como por exemplo, essa feita em um concurso:
“Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo”. Resposta da aluna: “Acho uma frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira. Assim, mesmo que eu nada entenda do que ele disse, tenho certeza que a frase tem um grande significado em todos os aspectos em que for analisada".
Tem essa outra: "Onde ficam as brânquias do camarão"? Resposta do aluno: "No corpo dele".
O raro, que mencionei na entrada do texto, foi quando me deparei com uma resposta curiosa, inusitada, mas longe de ser absurda. Trabalhavam, os alunos, na construção de parágrafos narrativos; então, lhes pedi que imaginassem e escrevessem um parágrafo contendo uma situação de suspense; de maneira, que levasse o leitor a querer saber o que viria a seguir.
Não se passaram cinco minutos, e um dos alunos entrega-me sua folha. Fiquei impressionado com seu poder de imaginação. Curioso, ali mesmo, dei uma olhada no parágrafo dele. Dizia: Socorro!
Salve-se quem puder! ®Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário