segunda-feira, 12 de julho de 2010

PADRE LOURENÇO E O CABOCLO - Recontando Contos Populares

Deu de acontecer que o padre Lourenço e seu sacristão viajavam pelo interior, a rezar missas nos vilarejos, tendo como guia um caboclo. O sacristão montado numa mulinha troncha vermelha mais o caboclo em seu cavalo viajeiro iam adiante. Atrás o vigário na sua mulona ferrada lendo o breviário. Beirando aí às cinco horas, ameaçou uma trabuzana de água que parecia que o mundo vinha abaixo. O vento assobiava danado de brabo. Fosse o que fosse tava na hora de procurar um abrigo.
Vencida obra de duas léguas, os três chagaram a porteira de um sítio e avistaram uma cabana que parecia devastada de dono. Mais que depressa dela se aproximaram. Acercando-se da porta chamaram por alguém. Veio então atender o sitiante; o vigário sem mais delongas explicou a situação e pediu que lhes dessem abrigo. O sitiante então mandou que os hóspedes entrassem. Sentaram à mesa e ele lhes diz que para comer só tinha uma sobra de queijo de cabra. Se fosse do gosto deles... Não sabendo como dividir, pois que o queijo era muito pequeno mesmo, o padre Lourenço resolveu que fossem dormir e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com a sua oratória). Todos aceitaram e foram dormir. Quando a noite ia grossa, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o.
Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e ver quem ia comer o queijo. Cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente como, por ela, subiu triunfalmente para o céu. O sacristão então contou que sonhara já estar no céu esperando pelo padre que subia. O caboclo riu e contou:
- Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu ajudante lá no céu, rodeado de amigos. Eu que fiquei aqui na terra e gritei:
- Seu padre, seu sacristão o queijo! Vosmicês esqueceram o queijo!
Então vosmicês responderam do céu:
- Come o queijo, caboclo! Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não precisamos mais do queijo.
- O sonho foi tão real que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo... ®Sérgio.
Leia Também: (clique no link)

Um comentário:

  1. Este conto me remeteu à infância, pois fui batizada e crismada por um padre que também viajava de mula: padre Lourenço. Grande abraço...(Vera Verá)

    ResponderExcluir