sexta-feira, 30 de abril de 2010

UMA PUNHETA PARA A MESA OITO!

Não tenho dificuldade em dizer que no campo da semântica já temos uma unidade linguística praticamente brasileira. Mas essa reflexão é minha e não posso absolutamente garantir que esteja certo. Mas se você for comparar o significado de algumas palavras aqui do Brasil com as de Portugal, certamente vai concordar comigo. Mais ainda, se observar que nas capas de alguns livros de autores brasileiros atuais, aparece escrito: traduzido para Portugal. Como na capa do livro Quem Ama, Educa, do doutor Içami Tiba, que aparece escrito: Traduzido para a Itália, Espanha e Portugal. Não é de se estranhar? Um livro foi traduzido do português para o português?
Ora, isso, conscientemente falando é prova de que o jeito brasileiro de escrever e falar vem se afastando da puríssima língua portuguesa.
Quem for a Portugal não deve deixar de provar um delicioso tira-gosto: uma rica porção de bacalhau, cru e desfiado. Nem deve se apoquentar se o empregado de mesa (garçom) gritar bem alto: — Uma Punheta Para a Mesa Oito! (Revista Época, de 27 de março, pág. 17)
Para deixar você mais seguro sobre o assunto, alguns exemplos de palavras que não têm mais nada a ver aqui e lá, entre tantas outras. Antes, porém, quero esclarecer que, em Portugal, Durex é uma famosa marca de camisinhas:
Aqui na Terra
Lá na terrinha...
Camisinha
Camisa-de-vénus
Durex
Fita-cola
Cafezinho
Bica
Fila
Bicha
Homossexual
Paneleiro
Sapatão
Fufa
Pãozinho francês
Cacete
Um grupo de crianças
Canalhas
Um adolescente
Puto
Peruca
Capacinho
Calcinha feminina
Cueca
Ficar menstruada
Andar com o período
Absorvente feminino
Penso higiênico
Dentista
Estomatologista
Professor particular
Explicador
Comissária de bordo
Hospedeira
Garis
Almeidas
Salva-vidas de praia
Banheiro
Sanitário
Retrete
Cego
Invisual
Chiclete
Pastilha elástica
Injeção
Pica
Embebedar-se
Enfrascar-se
Tesão*
Ponta
Alô?
Está lá?
Fonte: Revista Época, de 27 de março, pág. 17. ®Sérgio

2 comentários:

  1. olá Ricardo agradeço o carinho e atenção por ter me enviado os causos ,lí e gostei muito!Passo de leitora para sua fã.Sou contadora de causos e histórias .Nosso grupo trelelê .

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal! Achei muito interessante.

    ResponderExcluir