quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SÍNDROMES BIZARRAS

Se eu lhe dissesse que há pessoas do sexo feminino que desenvolvem aversão e medo irracional, mórbido, desproporcional, persistente ao sexo masculino, você acreditaria? Pois, pode ir acreditando. Trata-se de uma fobia (entre as muitas possíveis) chamada "androfobia". Tal aversão e medo podem desencadear-se a partir de uma experiência traumática.
Mas essa fobia é, entre as doenças psiquiátricas, a menos bizarra, veja estas outras que selecionei:
A Celebriphilia é um distúrbio em que a pessoa sente um desejo anormal e intenso de fazer sexo ou manter uma relação romântica com uma celebridade, ânsia que consome suas atividades diárias. Que o digam as "Marias-chuteiras".
A Síndrome do Sotaque Estrangeiro faz com que a pessoa fale sua língua nativa com sotaque estrangeiro. Por exemplo: uma pessoa nascida no Ceará, falando com sotaque francês. Conheço uma pessoa que "amaria" ter essa síndrome (o sotaque, francês).
A Síndrome de Tourette é um distúrbio genético que começa geralmente na infância e se caracteriza por tiques motores (piscar, fazer caretas, entortar o pescoço, etc.) e sonoros (falar palavrões, pigarrear, tossir, etc.).
A Síndrome de Munchausen é um transtorno em que as pessoas afetadas, deliberadamente induzem os outros a acreditarem que elas (ou seus filhos) têm sérios problemas médicos ou psicológicos. De modo que, por exemplo, chegam até falsificar resultado de exames.
A Síndrome de Capgras é de uma bizarrice sem par. Trata-se de um quadro delirante raro, em que o paciente não reconhece seus familiares como tal, agindo como se fossem impostores. Geralmente o alvo da desconfiança é uma pessoa bem próxima (um filho ou os pais).
A Síndrome do Dr. Strangelove é uma doença neurológica na qual a mão da pessoa parece adquirir vida própria, pois passa a realizar movimentos involuntários, executando tarefas complexas, como abrir botões e retirar roupas, muitas vezes sem perceber.
Tem muito marmanjão que usa essa síndrome como desculpa para a conhecida "mão-boba"; principalmente em coletivos e metrôs lotados. É ou Noé? ®Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário