quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NOTAS CURIOSAS (3)

Boa parte das histórias que se conta sobre Arquimedes (287 a.C-212 a.C.) não passa de lenda. Como a de que saiu nu pelas ruas de Siracusa gritando "heureca" (eu achei) depois de perceber que a quantidade de água transbordada em uma banheira é igual ao volume do corpo imerso nela.

O grande Victor Hugo (1802-1885) costumava pedir ao criado que lhe escondesse as roupas; desse modo, não tendo o que vestir, podia ficar em casa para escrever.

Voltaire (1694-1778), após ler a obra de Rousseau (1712-1778), Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, enviou uma cartinha ao autor com os seguintes dizeres: "Quando se lê o seu trabalho, da vontade de andar sobre quatro patas".

Dois dias antes de sua morte, em cinco de julho de 1948, Monteiro Lobato declarou numa entrevista: "Meu cavalo está cansado e o cavaleiro tem muita curiosidade em verificar, pessoalmente, se a morte é vírgula ou ponto final". ®Sérgio.

Um comentário:

  1. De todas as curiosidades, esta do Monteiro Lobato foi a que mais me interessou, autor este que inclusive foi o primeiro que li quando moleque. Mas não tenho curiosidade sobre o que existe após a "passagem", é que foi no mínimo uma máxima bem inteligente!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir