quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MARY SHELLEY - Grandes Prosadores

Mary Wollstonecraft Shelley (1797-1851), escritora britânica, mais conhecida por Mary Shelley, era filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft, uma das primeiras feministas da História, autora da famosa Declaração dos Direitos da Mulher. Em 1814, Mary, que contava 17 anos, foge com o poeta britânico Percy Bysshe, casando com ele dois anos depois.

O romance que lhe deu fama foi Frankenstein, ou o Prometeu Moderno [1818]. Nele, o doutor Frankenstein desafia a Ciência e a natureza e, como um pequeno deus, cria um ser disforme a partir de restos humanos e do cérebro de um condenado. Mas sua obra não é um simples conto de terror, está cheio de implicações metafísicas sobre Deus e o homem, além das preocupações religiosas. Simboliza a impossibilidade de se opor às leis da natureza e ao poder de criação de Deus. Mary Shelley também editou as obras poéticas do marido. Morreu em 1851, aos 54 anos. ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link)

Herman Melville: Moby Dick - Grandes Prosadores.

Alexandre Dumas (Pai) – Grandes Prosadores.

Marie Henri: O Vermelho e O Negro - Grandes Prosadores.

Daniel Defoe: Robinson Crusoé – Grandes Prosadores.

Robert Louis: O Médico E O Monstro - Grandes Prosadores.

Júlio Verne – Grandes Prosadores.

Victor Hugo: Os Miseráveis - Grandes Prosadores.

____________________

Fontes: http://www9.georgetown.edu/faculty/irvinem/

http://www2.lucidcafe.com/ lucidcafe/ library/

Um comentário:

  1. Curiosamente estes dias atrás entrei num blog de uma pessoa que comentou um texto num fórum que participo e lá estava uma postagem sobre a nossa amiga Mary Shelley, onde esta pessoa dizia ter a Síndrome de Frankstein (http://cyberbiotech.blogspot.com/2009/10/sindrome-de-frankstein.html).
    Estou devendo a leitura nesta obra que daqui há alguns anos será bicentenária, várias vezes estive com o volume nas mãos, mas o troquei por um outro suspense de algum autor mais conhecido.
    Mas então chego a conclusão que duas indicações consecutivas devem ser um sinal!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir